Conheça o Zotero e organize todas as suas fontes de pesquisa digitais

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Tutorial Zotero

O tempo das pesquisas em bibliotecas físicas repleta de livros mofados, de correr desesperadamente atrás de livros fora de catálogo em sebos, de implorar de forma quase mendicante para que um amigo empreste aquela revista cientifica valiosíssima de uma determinada edição esgotada – parece estar com os dias contados na era virtual. Hoje em dia o que não encontramos na internet? Ao mesmo tempo em que a internet pode facilitar nossas vidas em nossas pesquisas ela também pode nos distrair ou atordoar com a enxurrada de informações que ela nos traz em uma simples pesquisa no Google. Enquanto professora e pesquisadora, acredito que um dos grandes problemas é a dificuldade que temos em filtrar e sistematizar essas informações de modo a não perdê-las ou nos perder em meio a um volume tão gigantesco de informações.  
Por isso resolvi compartilhar um dos meus aliados na época do meu mestrado - o Zotero, que é um gerenciador de citações e referências, podendo também funcionar também como uma biblioteca organizativa de material digital (a parte que eu mais gosto no Zotero). O Zotero pode ser um potente aliado para estudantes e acadêmicos de um modo geral, especialmente para quem, assim como eu, tem dificuldades em manter uma organização e tende a perder seus materiais de trabalho com frequência. O Zotero também pode ser de grande utilidade para pessoas que ainda tem dificuldades ou dúvidas na hora de gerar citações e referências de artigos e matérias online ou ainda para quem tem um volume grande de artigos, jornais, revistas, PDFs e outros materiais digitais que deseja manter organizado.

Nesse tutorial veremos:

1. O QUE O ZOTERO FAZ?
2. INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO
3. MONTANDO SUA BIBLIOTECA DIGITAL
3.1 PRIMEIRO PASSO
3.2 SEGUNDO PASSO
4. GERENCIAMENTO DE CITAÇÕES E REFERENCIAS A PARTIR DO ZOTERO

1.      O que o Zotero faz?

O Zotero é, em seu nível mais básico, um gerenciador de citações. É um programa voltado ao público acadêmico que ajuda o usuário a coletar, organizar e analisar suas referências bibliográficas. Foi projetado para armazenar, gerenciar e citar referências bibliográficas, como livros e artigos. No Zotero, cada uma dessas referências constitui um item. Cada item contem meta-dados diferentes, dependendo do seu tipo. Os itens podem ser de qualquer origem, desde livros, artigos e documentos até páginas da internet, obras de arte, filmes, gravações sonoras, listas, entre muitos outros[1].

2.      Instruções de Instalação

Para utilizar o Zotero você precisará, primeiro, instalar o navegador Firefox. Após instalar o navegador digite https://www.zotero.org/ na barra de endereços do Firefox.



Após clicar em “Download Now” o site lhe redirecionará para a seguinte página:


Nessa página clique em “Zotero 4.0 for Firefox”. Se uma faixa amarela aparecer na parte de cima da página da web com a mensagem "O Firefox impediu esse site (https://www.zotero.org/) de convidá-lo a instalar o software no seu computador", clique no botão "Permitir". Em seguida, clique no botão "Instale Agora" que irá aparecer na janela pop-up de instalação do software (o botão pode aparecer como não-clicável por alguns segundos enquanto o Firefox faz o download do Zotero), e reinicie o Firefox após a instalação ser completada. Você agora deve ver o ícone do Zotero no canto direito superior da barra de status da sua janela do Firefox.
Feito isso, ainda na mesma página, clique em “Add a pluginfor Word or LibreOffice”. Essa opção lhe permitirá que o Zotero gerencie suas citações e referencias bibliográficas no Word ou LibreOffice, adiante veremos esse ponto mais detalhadamente.
Não se esqueça de criar uma conta no Zotero. Ela será super importante para que você possa manter todos a sua biblioteca digital sincronizada na nuvem do Zotero. Fazendo isso, você estará garantindo que suas informações não se percam caso haja problemas futuros com seu computador e também lhe permitirá acessar sua biblioteca a partir de qualquer computador, tablet ou celular.




Após proceder com a instalação vá para o repositório de estilos do Zotero no seguinte link: https://www.zotero.org/styles e na barra de pesquisa digite “ABNT”. O site irá listar para você todos os arquivos de estilos de citação – citação em formato de notas; citação com autoria completa ou abreviada; citação com título em negrito ou itálico e etc. Escolha o tipo de citação que mais lhe interessar, você pode baixar todos os estilos se desejar.



Depois de escolher o estilo de citação clique sobre o mesmo e aparecerá uma caixa de diálogo perguntando se você deseja instalá-lo. Clique em “instalar”



Agora o Zotero já está devidamente configurado para ser utilizado em sua máquina. Para começar a desenvolver sua biblioteca abra o Firefox e localize o ícone do Zotero na página inicial do navegador (ele estará sempre disponível na barra de tarefas do seu navegador).


Sempre que clicar no ícone do Zotero, a extensão será aberta diretamente em seu navegador e você poderá trabalhar em sua biblioteca mesmo que esteja off-line (sem conexão com internet).


Você pode alternar entre os modos de visualização clicando no ícone “Alternar modo de aba”


1       3.  Montando sua Biblioteca Digital:

Agora vamos para a parte mais importante do Zotero – a sua biblioteca digital. Nela você poderá organizar seus livros, artigos científicos, matérias de blogs e sites, páginas de internet, vídeos, dentre outros materiais digitais. A partir dessa Biblioteca Digital você poderá aproveitar todas as funcionalidades do seu Zotero.

3.1 Primeiro passo:

Organize sua biblioteca criando coleções e subcoleções. Você poderá nomeá-las da maneira que preferir (eixos temáticos, os próprios termos de busca, autor, base de dados, disciplina, projeto de pesquisa e etc.). Para criar uma coleção vá em sua biblioteca Zotero, clique sobre a coleção matriz “Minha Biblioteca” e clique com o botão esquerdo do mouse. Aparecerá uma caixa com um menu de opções, clique em “Nova coleção” ou “Nova sub coleção”, nomeia e dê um “Ok”. Em qualquer momento você poderá renomear essas coleções e movê-las para outras coleções.


3.2 Segundo passo:

Entre na base de dados (Scielo, LILACS – Bireme, Periódicos Capes e etc.) ou no buscador de trabalhos científicos (Glogle Scholar) em que deseja fazer a sua pesquisa. Observe que agora, todas as vezes que realizar uma pesquisa nesses sites, um ícone estará aparecendo no canto superior direito da sua barra de endereços do navegador. Sempre que clicar nela aparecerá uma caixa de diálogo do Zotero indicando os artigos que estão disponíveis para serem baixados em sua biblioteca. Observe que nessa caixa de diálogo será indicado o formato do arquivo (PDF, HTML, Livro e etc). Selecione os trabalhos que lhe interessam e clique em “Ok”. Agora os artigos estarão salvos em sua biblioteca Zotero. 


Aguarde alguns segundo enquanto o Zotero recupera os metadados de cada arquivo e os organiza em sua biblioteca. Feito isso, o material já estará pronto para ser utilizado sempre que precisar. Lembre-se que sua biblioteca será parte de uma etapa fundamental da elaboração de um trabalho científico que é o levantamento da literatura. Além disso, você poderá gerar citações e referencias facilmente sempre que desejar.

Outra forma de montar sua biblioteca é importando arquivos que você já tenha em seu computador para o Zotero:


1. Selecione a coleção para a qual você deseja importar seu material;
2. Abra a pasta do seu computador de onde você deseja extrair os arquivos;
3. Emparelhe as duas janelas que estarão aparecendo, a da pasta do explorador de arquivos do Windows e a do navegador (utilize o botão “Rest. Tamanho” que fica ao lado do botão “minimizar” da janela);
4. Selecione os arquivos que deseja importar para a sua biblioteca e arraste-os para o centro da tela do Zotero (evite arrastar mais de 3 ou 5 arquivos por vez, uma quantidade grande de informações indexadas estará sendo decodificada pelo Zotero de uma só vez e poderá provocar travamentos ou perda de informações);
5. Assim que a importação por concluída selecione os arquivos, dê um clique esquerdo com o mouse e selecione a opção “Carregar Metadados do PDF”, o Zotero irá decodificar os códigos indexados junto com o arquivo e irá recuperar os metadados existentes. Quando o arquivo for muito antigo é possível que o Zotero não consiga localizar os metadados de modo que você poderá ter apenas o arquivo em PDF na sua biblioteca e não conseguirá gerar referencias nesses casos. 




Após carregar os metadados feche a caixa de diálogo e verifique se os mesmos estão corretos. Caso não estejam é só corrigir as informações que o Zotero leu errado (isso é raro de acontecer).



Para corrigir o metadado errado basta clicar sobre ele e alterar a informação. 

4. GERENCIAMENTO DE CITAÇÕES E REFERENCIAS A PARTIR DO ZOTERO: 

Há duas formas de gerar citações e referencias a partir da sua Biblioteca Zotero. A primeira, mais simples, requer apenas que você posicione o mouse sobre o artigo, livro, matéria, página de internet, notícia de blog e etc., que deseje citar, dê um clique esquerdo, localize na caixa de menu a opção “Criar Bibliografia a partir do item selecionado” e clique nela. Aguarde alguns instantes e aparecerá uma caixa de diálogo perguntando o estilo em que deseja gerar a referencia (ABNT, APA e etc.), selecione o estilo desejado e selecione a opção “Criar para a área de transferência” (isso nada mais é do que o Ctrl + C que você costuma usar no dia-a-dia), confirme em “Ok” e sua referencia estará pronta para ser colada onde você desejar. 




Agora que a referencia já foi lançada na área de transferência, vá até o local onde deseja despejar a informação e dê um Ctrl + V. Sua referencia será gerada com sucesso.



A segunda maneira de gerar referencias é utilizando as ferramentas de suplementos instaladas pelo Zotero no seu Word ou LibreOffice. Esse procedimento de instalação já foi realizado automaticamente quando você baixou e instalou o plugin do zotero no Word ou LibreOffice logo no início. As ferramentas do Zotero estarão sempre disponíveis em seu processador de texto e para visualiza-los basta clicar na ferramenta “Suplementos” onde você encontrará os seguintes ícones:



Agora vamos aprender a gerar as referencias enquanto você escreve um trabalho científico no Word.
Quando você precisar fazer uma citação no corpo do texto que você está escrevendo clique no primeiro ícone do Zotero na aba de Suplementos do Word (lembre-se que será necessário manter o navegador do Firefox aberto enquanto gera a referencia) aparecerá a seguinte caixa de diálogo:



Uma vez configuradas, as preferências ficarão salvas e serão aplicadas em todo o documento automaticamente.
Agora, sempre que clicar no ícone de inserção de referencias do Zotero, aparecerá para você a seguinte tela:


Escolha a coleção onde se encontra o trabalho que deseja citar, selecione o trabalho que será citado, insira o número da página se for o caso, marque a opção “Omitir nome do autor” caso já o tenha mencionado e dê um “Ok”. Sua citação já estará aparecendo no seu texto:


Você também pode gerar citações com múltiplas referencias:


A citação vai aparecer da mesma forma que antes


Quando você tiver concluído o seu texto poderá gerar todas as referencias bibliográficas com facilidade e de acordo com o estilo de citação que você salvou logo no início do trabalho.

Primeiro insira o título “Referencias Bibliográficas”, dê um “enter”, abra a aba de suplementos e clique no terceiro ícone do Zotero “Insert Bibliography”. Pronto! O seu trabalho estará concluído.


Para acessar esse tutorial em PDF: Clique aqui 



Espero que o nosso tutorial possa ajudar em sua trajetória acadêmica, deixe suas dúvidas aqui nos comentários. 
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Este artigo é totalmente autoral, pertence ao Rapport Psicologia
É proibida a reprodução dos artigos deste blog. Lembre-se que Plágio é crime e está previsto no Código Penal e na Lei 9610/98.

     


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