Quatro erros que devem ser evitados no currículo

By | 21:10 Leave a Comment
Aqui estão quatro coisas que devem ser eliminadas em seu currículo:

1.      Fotos  

- Fotos não são obrigatórias, na verdade caíram em desuso, mas se você optar por utilizá-las tome cuidado para que sejam discretas, formais, com boa resolução e atuais/recentes.
- Atualmente fotos em um currículo não são recomendadas. Dê preferência a uma boa apresentação pessoal nas redes sociais. Mantenha seu perfil do LinkedIn atualizado, com uma foto profissional e amigável no seu perfil.
- Nunca utilize marcas d’água (plano de fundo).


2. Experiência em empregos anteriores

- Inclua as experiências mais recentes e de preferência as que tenham a ver com a vaga de interesse. No mundo atual você tem que “mostrar as cartas que você tem na manda”. Há exceções para isso? Claro, você pode optar por incluir experiências que ajudem a contar sua história profissional e despertar o interesse dos que irão analisar seu currículo. Mas no fim das contas, muito possivelmente, serão as experiências mais atuais é que definirão a sua contratação ou não.
- Se o seu currículo for muito extenso tome sempre o cuidado de adequá-lo à vaga que está concorrendo.


3. Histórico salarial

- A menos que seja solicitada, essa informação deve ser sempre omitida. Afinal, qual a finalidade de se colocar esse tipo de informação em um documento de apresentação pessoal? Definitivamente não deve constar em seu currículo, pois nele só há espaço para informações que ajudarão a passar uma boa imagem sua.



4. Referências

- Antigamente essa informação costumava ser solicitada, pois algumas empresas tinham o hábito de ligar para o emprego anterior do/a candidato/a para obter informações sob sua postura profissional. Hoje em dia essa atitude é vista com maus olhos, é antiética e poderá inclusive motivar processos e ações judiciais por danos morais.
- Se você possuir referências profissionais que deseja constar em seu network é recomendável que elas apenas apareçam em seu perfil no LikendIn.


Lembrem que às vezes menos é mais. O currículo deve ser sempre o mais objetivo possível, devendo cumprir sua função com clareza, sem delongas ou firulas. As pessoas que vão recrutar e selecionar candidatos/as para uma vaga geralmente não dispõem de tempo para perder lendo informações desnecessárias. É comum que muitos currículos sejam descartados sem serem sequer lidos em função de sua má apresentação e composição.



Espero que tenham gostado das dicas e não se esqueçam de compartilhar suas opiniões e experiências sobre esse tema aqui nos comentários.


Postagem mais recente Página inicial

0 comentários: